domingo, 2 de dezembro de 2012

Chega de aumento de mensalidade e cortes de bolsa na Católica!



A Universidade Católica de Brasília através de sua política "pilantrópica", aumentou a mensalidade em 8,9 % e anunciou o corte de bolsas atleta e social alegando problemas financeiros e sazonalidade no aumento. Mas como isso se deve em uma das Universidades que mais recebem receitas e isenção de impostos por participar de programas do governo como o PROUNI e o Bolsa Social do GDF.

A demanda por educação superior nas universidades pagas aumentou significativamente nos últimos anos, pois, infelizmente, o Governo federal não tem como prioridade a universalização do ensino superior público e hoje investe menos de 1 % das receitas arrecadas no ensino superior. Também não fiscaliza e regulamenta o ensino privado, deixando a educação de milhões de jovens nas mãos de empresários que apenas visam o lucro em detrimento de uma educação de qualidade.

O Corte na bolsa-atleta vai à contramão da política de fortalecimento do desporto universitário justamente no período importante onde o país receberá as Olimpíadas, também demonstra que não tem compromisso com o social, pois também anunciou a redução da bolsa social.

A Católica cresceu muito nos últimos anos, criando cursos à distância e presenciais, ampliando o número de vagas de diversos cursos e a transferência de renda por parte do governo também atua positivamente nas receitas da Universidade.

Entretanto, a lógica paternalista da UBEC (Mantenedora da Universidade) é de que a UCB sustenta as demais entidades (colégios salesianos, marianos...). Os efeitos disso sentimos no cotidiano e de forma bem clara: serviços precários, cobrança abusiva de estacionamento, cursos que falham em seus projetos de pesquisa e extensão por falta de verba. 

Parabenizamos a tod@s os/as estudantes da Universidade Católica de Brasília, pela mobilização e exitosa ocupação da Reitoria onde demonstra que nós estudantes não nos calaremos diante de mais um abuso dos mercenários que controlam a UCB.
É necessário seguir lutando em defesa de uma educação de qualidade.
Educação não é mercadoria!
  • Pelo fim dos aumentos abusivos!
  • Não ao corte das bolsas!
  • Por uma Universidade mais democrática!
  • Pelo fim dos processos contra os estudantes!





Contato: Luis Alberto: 8183 2785


Nenhum comentário:

Postar um comentário